quinta-feira, 26 de maio de 2011

II Palestra sobre Empregabilidade



II Palestra sobre Empregabilidade - Tema: Carreira em Tecnologia da Informação.

Na tarde do último dia 25 de maio, os voluntários da Dell (Tania Rampi, Rodrigo Silva, Rafael Tramontini, Paula Berger, Laura Sica, Claudia Silva e Bruna Rosa) realizaram a segunda edição da palestra sobre empregabilidade, oferecida aos educandos do CDI Comunidade ACOMPAR. Esse ano a abordagem foi direcionada às carreiras e ao mercado de trabalho na área da Tecnologia da Informação.



A voluntária Claudia Silva, gerente de projetos da Dell, começou a palestra mapeando quais as ferramentas que os educandos já conheciam, passando pelo Twiiter, Google, Skype e até o internet bank. A dinâmica estimulou a participação dos jovens. Ela criou um link e abordou todas as oportunidades de atuação na área de TI e os requisitos mínimos para cada cargo existente. 

Logo em seguida Rafael Tramontini, funcionário da Dell desde 2008, falou sobre o que são os cursos técnicos e como o estudo auxilia na busca de oportunidades. Apresentou uma lista de locais em Porto Alegre onde é possível se candidatar a cursos gratuitos. Rafael também apresentou um panorama entre as principais vagas disponíveis na area de TI as correlacionando com cada curso e formação existente.

Várias dicas sobre a importância da lingua inglesa no currículo, a necsessidade de atualização, pró-atividade, criatividade e a importância do trabalho em equipe antecederam a troca de experiências realizada por cada voluntário, demonstrando que com empenho e dedicação, qualquer pessoa pode crescer pessoal e profissionalmente.

Dessa forma, cada voluntário pode apresentar um ponto de incentivo. Várias sugestões foram passadas, incluindo a participação em processos seletivos como o PROUNI e o ENEN, informando como esses processos possibilitam a obtenção de bolsas de estudo em instituições de ensino superior de maneira gratuita, além de programas de apoio como a bolsa de permanência, por exemplo.



Os vários benefícios surpreenderam os jovens. Quando exemplificado pelo grupo a possibilidade do trabalho remoto e a qualidade de vida do trabalho em HOME OFFICE, surgiu um tumulto na sala devido ao entusiasmo manifestado pelos aprendizes.

A atividade sem dúvida animou e ampliou as perspectivas de cada educando ali presente.